Muitas geometrias

Há uma infinidade de geometrias: descritiva, analítica, espacial…

Meios de “medir a terra”. 

Na minha visão sobre a arquitetura e o urbanismo, influenciada pelo sempre mestre Napoleão Ferreira, geometria é pilar, é estruturante.

Uso de três formas, cotidianamente:

Tem a geometria mais ligada ao conceito de arquétipos universais. Faz ponte com a simbologia, com o que as formas nos comunicam de modo profundo, muitas vezes inconsciente. Penso que a forma é sobre o conteúdo. Só após um olhar demorado sobre o conceito que aquela edificação deseja expressar é que se chega a formas potentes, que comunicam por si só, se traduzem naturalmente, expressam de forma clara, se valem da riqueza simbólica que a humanidade construiu e segue construindo através dos tempos.

Depois, existe a geometria relacionada à modulação do espaço, que se torna imprescindível, não é acessória. É o momento de racionalização do projeto, depois de um consistente mergulho conceitual e simbólico.

E o que falar da geometria da insolação? A dança entre sol e terra que interfere na vida; e portanto também nos espaços edificados. Sabemos que a terra se movimenta em torno de si e do sol, mas em conforto ambiental chamamos a repercussão dessa dança terrestre de movimento “aparente” do sol. Em cada latitude o sol se reflete de modo diferente, em cada ponto da terra essa movimentação gera diferentes consequências. Daí os fusos horários e as estações. Lembra rotação e translação? É o mover planetário que se torna geometria, vira espécies de plantas baixas do sol sobre a terra; e utilizamos esses instrumentos para definir implantações das edificações, suas posições e para projetar proteções solares para fachadas. De acordo com clima, horários do dia e estações do ano. É uma geometria surpreendente e precisa! Necessária também.

Mensurar o tangível faz parte da arte. Para isso, muitas geometrias. Ainda bem!

Janice Dantas

Imagem: Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Fonte: comshalom.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s